Há dois anos atrás alguns pensadores da ufologia piauiense eram constantemente “bombardeados” em suas mentes pelo desejo de pesquisar esse tema com maior profundidade. Outros que já haviam participado de grupos mais fechados objetivavam mais perspectivas de entendimento do fenômeno. Maior dinamismo nas pesquisas de campo e contato com pessoas que supostamente tiveram encontro com os óvnis (ufos). Neste interesse de tamanha envergadura começou alguns intercâmbios via telefone, Internet e encontros pessoais. Os primeiros passos foram se consolidando, seguindo um provérbio popular que afirma que semelhantes se atraem, e muito mais por uma causa de interesse mundial. Finalmente depois de um encontro ocorrido a dois de novembro de 2004, ficou marcado na memória destes pesquisadores piauienses o ponto inicial deste grupo. Os “upupianos” se aliaram para estudar, investigar, divulgar o potencial ufológico deste estado e até outros vizinhos. Seguindo uma linha livre de fanatismos, pseudoverdades pessoais, e dissecando as narrativas dos contatados para verificar a sua credibilidade. Buscando unir fatos e relatos que possam materializar os meios necessários para nossas interpretações do fenômeno. Levando a casuística para a mídia em geral e pela Internet aos interessados, a fim de que também participem e colaborem com esse interesse popular.
Fazendo uma retrospectiva, asseguramos que conseguimos algumas conquistas, a maior delas graças à população que tem demonstrado o respeito pelo nosso trabalho. A seriedade com que encaramos a ufologia. Sabemos das nossas limitações que são tamanhas. Não cabe aqui relatar as dificuldades pelas quais passamos e continuamos a enfrentar, mais sim colher os frutos. Estamos num trabalho inicial de pesquisa, mapeando as ocorrências em território piauiense e verificando suas inter-relações. Também fazendo algo de grande carência em nosso País, a produção e pesquisa de campo. Muito se tem visto nos meios ufológicos trabalhos de fora. Muitos sites se condicionaram só a repassar informação e não a construir. Necessitamos de pensadores que possam articular seus ensaios teóricos, compartilhando com outros os seus trabalhos. Procuramos a medida do possível produzir artigos, relatórios de viagens para estimular tantos que estão adormecidos no conforto de seus lares, na praticidade do seu mouse e na mentalidade de que isso é assunto para gente grande. Há a necessidade de se reverter este quadro, porque diz um ditado popular que é de grão em grão que a galinha enche o papo. Na soma de interesses de muitos pode surgir fato relevante e de grande envergadura. Cada um fazendo sua parte, pois mais insignificante que imagine ser, é um tijolo que fortalece esta “construção”.
Chegamos à soma das vinte mil visitas, e isso nos enchem de orgulho, estimulando-nos cada vez mais a pesquisar e divulgar a gigantesca casuística piauiense. Muita coisa já teria sido revelada aos interessados pelo assunto se não sofrêssemos de certas carências estruturais como muitos grupos em nossa nação. Mais conforta-nos em saber que estamos no rumo certo. Que muitos fatos virão ao público numa escala temporal mais cedo do que se imagina. Não se pode tampar o sol com a peneira, nem manter a poeira no ar dificultando a visão de muitos. O maior de todos os homens que habitou este planeta (cristo) disse certa vez que conhecendo a verdade esta nos libertaria. Muitos acham que já encontraram essa verdade, e tantos ainda buscam respostas. Não acredito que isso seja um fato isolado, talvez quando em escala planetária formos livres de nossos preconceitos, egoísmo, ignorância cósmica, fome, injustiças, guerras e tantas coisas que nos tornam prisioneiros de nós mesmos, poderemos descobrir que além da verdade está lá fora, ela também sempre esteve aqui, no íntimo de cada cidadão planetário.
Desejo a todos nossos leitores um feliz natal e prospero ano novo. Que muitos compartilhem em 2007 das alegrias e descobertas que estão porvir. Que a humanidade possa estar mais perto de encontrar respostas para seus questionamentos. Que a nossa mãe terra continue a navegar pelo cosmo com toda a sutileza e seu azul celeste. Que a majestade, o sol, brilhe também nos corações dos líderes mundiais.Um abraço a todos os internautas que navegaram por este site.